23/11/21

Notícias

CNA ajuda pequenos e médios produtores a exportar para China

fonte: CanalAgro

 

Projeto da CNA selecionou 15 empresas e cooperativas do agronegócio que contarão com apoio especializado para operarem no mercado chinês

 

A China é o principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro desde 2009. No ano passado, o setor agropecuário do Brasil teve um superávit de mais de US$ 100 bilhões com o gigante asiático. No entanto, essa participação pode ser ainda maior com a inclusão de produtos de cooperativas, pequenas e médias empresas na pauta de exportações.

Pensando nesse nicho, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o Programa de Aterrissagem na China. O projeto visa conceder apoio especializado para levar os produtos brasileiros diretamente ao consumidor chinês. A estratégia inovadora deve mudar os paradigmas da promoção comercial do Brasil no exterior.

A pauta de exportação brasileira para os chineses está concentrada na soja, que conta com grandes empresas operando. O envio de produtos de maior valor agregado para o país asiático enfrenta desafios como a falta de conhecimento do gosto do consumidor e da forma de negociação do mercado local.